quarta-feira, 12 de maio de 2010

Crónicas fectícias



Os contos apresentados pela cabo-verdiana Dina Salústio em “Mornas eram as noites” levam-nos a refletir sobre diversas questões que afligem a condição humana, retratando, sob a óptica feminina, os dramas, anseios, felicidades, medos, angústias, revoltas, cumplicidades e tantos outros estados que perpassam pelo quotidiano da mulher. Tendo Cabo Verde como pano de fundo, em um constante movimento entre o local e o universal, depreendemos que tais relatos ora são específicos da mulher cabo-verdiana, ora atingem as mulheres de todo o mundo.


Apesar das indeferenças que existe entre amar e ser amado coloca-se em duas distintas circunstâncias apesar de ainda existerem dois ou mais amores, e o sofrimento que existe as pessoas que amam e deixam de amar-se por causa da solidão contida nos flagelos da vida amorosa.

O sofrimento pelo qual existem deriva-se da ambiguidade conjunta de arefecer as vidas vindouras e fectícias do dia-a-dia,levando em consideração a vida dos que amam e deixam de amar não e nada mais urgente do que a própria vida conjunta ou individua, teus lábios pareceram a receber e a dar amor.

Um escriba médico



Em torno das peripécias pelas quais passam e as aventuras vívidas em relação a imaginação que enfatiza uma função primordial a procura da santidade e pelo divertimento que se constroí, apesar das angútias vividas de uma forma calma e banal e que chama a atenção das múltiplas interpretações e vice-versas.


A própia doença é o resultado da mulher de Ramósis por um rato nilo. A tentativa da cura, dotando a bela conseguindo o amor cumplíce dos dois e a admiração de Ramósis.
A doença foi a única maneira de chegar perto do escriba ,apesar das diferenças que existem entre os dois, assim sendo não houve nenhuma contestação em relação a isso.

liberdade de imprensa



Muitos profissionais de mídia confundem ética com liberdade de imprensa. Todos nós sabemos que o compromisso do jornalista é com a ética e a verdade. Na realidade, isto está difícil de acontecer. Sendo o microfone uma arma poderosa, alguns profissionais usam-na para criticar companheiros de profissão, denegrir a imagem, como se eles fossem donos da verdade e corretíssimos em suas ações profissionais.Profissional sério é aquele que sabe se comportar com ética, diante das câmeras de qualquer emissora de televisão;É desbocado e a ética ele nunca absolveu, e sim o rancor e o ódio, que sempre está estampado e presente nas palavras insuflantes que usa para chamar a atenção dos desconhecedores das nuanças jornalísticas.

No dia 3 de Maio comemorou-se o dia da Liberdade de Imprensa dá destaque, este ano, à importância da liberdade de Informação, como parte integrante e indissociável do direito humano fundamental de liberdade de expressão.
Observação: "O direito à informação é essencial para defender outros direitos fundamentais, para fomentar a transparência, a justiça e o desenvolvimento. Juntamente com o princípio de liberdade de expressão, o direito à informação funciona como apoio à democracia. É possível que nós não exerçamos, de maneira consciente, o nosso direito a informação. Mas, cada vez que nós lemos um jornal, ligamos a TV ou rádio para ver ou ouvir o noticiário, ou acessamos a Internet, a qualidade daquilo que nós vemos ou ouvimos depende do acesso que esses meios tiveram a informações actualizadas, críveis e precisas!"

quarta-feira, 5 de maio de 2010

São Vicente a ilha da morabeza











Ao lado pode ver uma espectacular e rara foto, mostrando luzes de Mindelo a noite, uma cidade bem cosmopolita e boemia que praticamente nao dorme. O nome Mindelo, veio de uma região em Portugal que também tinha o nome de Mindelo. Cidade de Mindelo, apesar de que no início da sua fundação apanhou periodos defíceis, mas mesmo assim, aguentou conseguiu desenvolver ou progredir até vir a ocupar um lugar de destaque entre as outras cidades das ilhas do Arquipélago de Cabo Verde. Ela é e foi, uma cidade cultural e histórica de onde formaram homens.




A foto mostra uma bonita e limpa praia na ilha de São Vicente entre algumas outras que existem nessa ilha. Os Sanvicentinos dedicam algum tempo banhando, divertindo ou descansando nessas praias de águas límpidas, cristalinas e mornas.Não é de estranhar, porque grande parte da sua história está relacionada com essas aguas ou mares que por bem ou mal, continuam banhando as costas dessa ilha de Barlavento onde os ventos sopram com algum calor e com mais intensidade, dando ainda mais vontade ou prazer para um suave mergulho.As praias devem ser protegidas e há que ter sempre em conta que um bom meio ambiente faz parte do bem estar social e economico, e se não for cuidada poderá vir a ter condições nefastas para a saúde pública.

Santo Antão a ilha das montanhas






Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África.



Apesar do seu relevo Santo Anão tem um solo apropiaddo para muitas culturas, tais como: cana-de-açúcar, inhame, mandioca, banana, manga e milho etc. Aguardente ou Grogue é uma das principais produções da ilha . Também a pesca tem um papel relevante na economia desta ilha, bem como o turismo que está cada vez mais evidenciando.

Brava Ilha das flores







Ilha de Cabo Verde, Brava é a mais pequena das ilhas habitadas do arquipélago, com apenas 64 km2 e um comprimento máximo de 9 km. Fica situada no sotavento de Cabo Verde, a oeste da ilha do Fogo, tem cerca de 6800 habitantes (2000) e conta com apenas um concelho, Brava, cuja sede é Vila Nova Sintra, assim baptizada devido às suas semelhanças com Sintra, em Portugal. A ilha inclui as freguesias de São João Baptista e Nossa Senhora do Monte.



Brava tem um clima muito húmido que possibilita a existência de imensas variedades de plantas, o que lhe valeu ser também conhecida por ilha das Flores. A temperatura média da ilha Brava oscila entre os 16 e os 25 graus centígrados.A personalidade mais conhecida da ilha Brava é o músico Eugénio Tavares, que se dedicou à tradicional "morna", canta em português e crioulo.

Ilha do Maio a beleza das praias da areia fina






Apesar de ser uma das ilhas mais áridas tem o maior perímetro florestal de Cabo Verde, uma mancha de 3500 hectares, composta essencialmente por acácias, fruto de um plano de reflorestamento. Fica junto a Calheta, uma povoação que vive da pesca e que é a segunda maior localidade da ilha. A parte norte da ilha está bastante desertificada devido a acção erosiva dos ventos fortes de noroeste, provenientes do mar. A ilha de Maio caracteriza-se ainda pelas suas longas praias de areia fina.Trata-se de uma ilha de origem vulcânica, mas, mesmo assim, de características planas e a sua maior elevação é o Monte Penoso com 436 metros de altura.