quarta-feira, 12 de maio de 2010

liberdade de imprensa



Muitos profissionais de mídia confundem ética com liberdade de imprensa. Todos nós sabemos que o compromisso do jornalista é com a ética e a verdade. Na realidade, isto está difícil de acontecer. Sendo o microfone uma arma poderosa, alguns profissionais usam-na para criticar companheiros de profissão, denegrir a imagem, como se eles fossem donos da verdade e corretíssimos em suas ações profissionais.Profissional sério é aquele que sabe se comportar com ética, diante das câmeras de qualquer emissora de televisão;É desbocado e a ética ele nunca absolveu, e sim o rancor e o ódio, que sempre está estampado e presente nas palavras insuflantes que usa para chamar a atenção dos desconhecedores das nuanças jornalísticas.

No dia 3 de Maio comemorou-se o dia da Liberdade de Imprensa dá destaque, este ano, à importância da liberdade de Informação, como parte integrante e indissociável do direito humano fundamental de liberdade de expressão.
Observação: "O direito à informação é essencial para defender outros direitos fundamentais, para fomentar a transparência, a justiça e o desenvolvimento. Juntamente com o princípio de liberdade de expressão, o direito à informação funciona como apoio à democracia. É possível que nós não exerçamos, de maneira consciente, o nosso direito a informação. Mas, cada vez que nós lemos um jornal, ligamos a TV ou rádio para ver ou ouvir o noticiário, ou acessamos a Internet, a qualidade daquilo que nós vemos ou ouvimos depende do acesso que esses meios tiveram a informações actualizadas, críveis e precisas!"

Sem comentários:

Enviar um comentário